Secretaria de Educação apresenta números da educação municipal em 2012

Durante o Encontro com os gestores da rede municipal realizado na sexta-feira (14) no Centro Tecnológico do Araripe, a Secretaria Municipal de Educação, Cybele Arraes apresentou alguns números da educação municipal e os objetivos para a área em 2013. Atualmente o município conta 123 escolas sendo 26 em meio urbano e 97 no meio rural.

As escolas urbanas abrigam 8.217 alunos que somados aos 5.028 da zona rural totalizam 13.245 matriculados na rede municipal de ensino. Outro número divulgado foi o crescimento do nível de escolarização dos professores municipais. Em 2012 os professores com nível médio subiram 33% (de 156 para 202 professores) e o aumento dos professores com pós-graduação que era de 81 no ano de 2007 e passou para 258 este ano.

Além do crescimento do nível de escolaridade dos professores a educação básica do município também cresceu na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica chegando a nota de 4.1 com destaque para a Escola de Aplicação que atingiu a nota de 5.9.

Cybele Arraes reforçou as parcerias com o Governo do Estado de Pernambuco como a inclusão de quatro escolas da zona rural contempladas no Programa Água de Qualidade da Secretaria da Criança e da Juventude que irá reformar os banheiros e cantinas e também levar água potável para as quatro escolas.

Diplomação concorrida – A diplomação dos vereadores, vice-prefeito e prefeito eleitos amanhã às 18hs no Centro Tecnológico do Araripe será concorrida. Embora o local escolhido abrigue confortavelmente mais de 300 pessoas os convites expedidos pelos 17 diplomados (15 vereadores, vice-prefeito, prefeito) e mais os suplentes de vereadores deverão lotar o auditório.

Interrogação – Dois dias depois da diplomação está previsto o anúncio do Secretariado da administração Alexandre Arraes. A pauta política gira em torno das especulações dos nomes que irão compor a equipe do socialista. Na noite da diplomação é possível que “novos nomes” apareçam por lá e deixem pistas a respeito das nomeações. As declarações de Alexandre Arraes apontam para um Secretariado técnico.

Merenda escolar – Alexandre Arraes e a Secretaria de Educação, Cybele Arraes foram visitar a Unidade de beneficiamento da castanha de caju na Serra da Torre. Eles foram conhecer a fábrica e os produtos que em 2013 poderão ser incluídos na merenda escolar do município. Atualmente a carne de bode e de galinha dos alunos da rede municipal são produtos tipicamente Araripinenses.

 

FLAMAC em números – A empresa responsável pela obra de esgotamento sanitário no município, FLAMAC está com 55,5% da execução da rede coletora. Ao todo serão instalados 58 mil metros de rede coletora, atualmente 32 mil metros já estão concluídos. De acordo com o engenheiro da FLAMAC, Claudio Santana caso a execução mantenha o ritmo em junho do próximo ano a parte de escavações será finalizada, restando somente a construção das estações elevatórias no Cavalete, Perimetral e Bela Vista além da lagoa de tratamento na Santa Verônica. São 140 homens que trabalham na execução da obra que injeta em torno de R$250 mil reais mensalmente no comércio da cidade com a compra de produtos e pagamento de folha.

Programa Rádio Online – Além da volta do programa matinal Bom dia Araripina ancorado pelo radialista Iveraldo Nascimento a rádio ArariFM (90,3) incluiu novamente em sua grade o programa semanal Rádio Online com o publicitário Ramon Fialho. O programa retorna no horário de 16h às 18hs dos sábados e continuará com seu formato informativo e interativo pelas redes sociais.

Sobre o autor

Jorge Possetti

Jorge Carvalho Possetti é bacharel em Comunicação Social habilitado em Jornalismo. Formado pela Universidade Estácio de Sá em São Paulo. Foi assessor de imprensa do grupo espanhol Telefónica. Liderou a audiência das tardes de sábado na rádio ArariFM com o programa Rádio Online que se tornou referência na comunicação de Araripina. Possetti é especialista em política e acompanha de perto os bastidores da política Araripinense trazendo os fatos em primeira mão para seus leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *