Nascente, emancipar ou não?

Após a Constituição Federal de 1988, os municípios brasileiros sofreram uma grande transformação, transformação essa que os tornaram “autônomos” como entidade pública. Essa autonomia ficou claramente expressada na Constituição Federal no seu art. 18 quando diz que “ A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos”.

Contudo a criação de novos municípios precisava passar por uma série de requisitos, todos eles exemplificados no §4º do art. 18 da Constituição, deveria fazer-se por meio de uma lei estadual, dentro do período estabelecido por lei complementar federal, consulta prévia através de plebiscito, às populações dos municípios envolvidos e um estudo de viabilidade apresentado na forma da lei. Essa medida foi tomada para desacelerar a crescente proliferação dos municípios após 88, pois os estados principalmente do Nordeste utilizavam-se desse poder de criação como meio para desenvolvimento de determinadas áreas. Os municípios criados em sua grande parte contribuem pouco com a arrecadação nacional e vivem basicamente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Na contramão desses municípios citados temos o distrito de Nascente, localizado a 39,3 km de Araripina, que vem demonstrando um crescimento populacional e estrutural, esse desenvolvimento gera uma necessidade de infra-estrutura que venha auxiliar sua população na organização e funcionamento do distrito, tendo como exemplo: hospitais, escolas, creches e outras carências . Esse crescimento é resultado do aparecimento de Nascente como pólo agrícola, tendo como principal produção o feijão e o milho, essa produção gera uma fonte de renda desvinculada à prefeitura. A existência dessa renda um dos principais requisitos hoje exigidos para a formação de um novo município.

Observando todos os fatos, o Dep. Bringel apresentou na assembleia legislativa de Pernambuco uma proposta de Projeto de Lei Ordinária Nº 33/2007 visando criar o Município de Nascente, desmenbrado do Município de Araripina e dá outras providências. Após elaborar esse texto, hoje também estou de acordo com a criação do município de Nascente, tendo o distrito demonstrado toda a capacidade necessária para sua formação.

Posted in:
Sobre o autor

Felipe Alencar

Estudante de Direito

47 Comentarios

  1. A emancipação de Nascente é um orgulho não só para as pessoas que lá residem, como também para mim e para muitos filhos dessa terra que hoje moram em outra parte do País e do mundo.

    Sou filho dessa Terra, me sinto feliz em ser do Olho D’Agua… Lembranças a todos…Obrigado.

    Edimilson Lacerda, Palmas/TO.

  2. sou vereador com o segundo mandato e sinto muito honrado de ter lutado pela emancipacao de nascente desde 1995,sei que logo isso acontece pois so assim nos livraremos de ter que mendigar ate para ter as nessecidades basicas que sao direitos do nosso povo em todos os aspectos,a estrada esta chegando depois de muita luta que tambem uma honrra para mim ,o proximo passo e a emancipacao que eu sei se nossos deputados estaduais quiser acontecera como aconteceu em varios estados

  3. tem gente rica ai em naicente resebendo alsilio da bonsa familia.
    isso e um vergonha

  4. É COM UMA SATISFAÇÃO ENORME QUE NASCENTE TORNE-SE UM MUNICIPIO INDEPENDENTE,PARA TANTO VENHO ATRAVÉS DESTE AQUI SUGERIR UM NOME PARA NOSSO FUTURO MUNICIPIO, TENHO 3 SUGESTÕES A 1º MUNICIPIO DE MAIA, 2ºMUNICIPIO DE MARAMBAIA E 3º MUNICIPIO DE SAMPAIO.QUE TAL A SUGESTÃO.UM FORTE ABRAÇO

  5. Caro VEREADOR JOÃO DIAS boa noite.
    É com muita satisfação que leio a sua mensagem no site “NASCENTE EMANCIPAR OU NÃO”, com a sua dedicação e sua boa atuação parlamentar, eu não tenho dúvidas de que NASCENTE se emancipará o mais breve possível. Não posso deixar de mandar também o meu abraço e o meu agradecimento ao Sr. MANSUETO pela sua postura pessoal e Empreendedora, ajudando no progresso de NASCENTE. Não sou nascido em Nascente, porém, tenho minhas orígens neste lugar através do meu falecido pai SR. VALDEMIRO FERREIRA PAZ.

  6. É com muita alegria que falo de minha terra.
    Eu, como filho de Nascente espero acompanhar todo esse processo de emancipação política da minha futura Cidade.
    Isso só será possível com a colaboração de todos os nascentenses.
    Abraços roberio “pica-pau”.

  7. Entre as múltiplas vantagem de nascente ser cidade (EMANCIPAR-SE) esta é sem duvida o SHOW que aquelas famílias ricas de lá darão; se “DEGLADEANDO” pelo comando político a ser instaurado lá. E nem me digam que com tudo que Nascente tem possa não estar apta a tal, pois seu modelo social é IDENTICO ao do município que os sedia: Em um bom percentual uma orda de enguias e tubarões.

  8. Será muito bom Nascente emancipar-se,pois virá o desenvolvimento para todos seus moradores.Agora o que não pode é os politicos daí tirar proveito disso para fins particulares,ou seja,ROUBAR NÃO SÓ VERBAS MAS A CONFIANÇA DO POVO…

  9. sou de nascete e tenho orgulho de dizer que amo muito este municipio.ja deveria ter passado a cidade a muito tenpo. um abrasso

  10. Querido Povo de Nascente-PE,nos dias atuais é muito fácil manipular pessoas de povoados(Distritos)de Cidades do interior do Brasil a fazerem campanha de emancipação politica. Após a criação de Camaras Municipais, diversas Secretarias Municipais e demais cargos Politicos-partidários vem a triste constatação do nepotismo politico por parte dos que manipulam a politica Municipal dessas novas Cidades, não se deixem enganar por esses “lobos” disfarçados de ovelhas, saiam disso enquanto é tempo, vocês vão acabar gerando mais um bando de ladrões que envergonham a Nação Brasileira, que só pensam no povo na hora do voto.
    Luiz Fernando.

  11. Muitos são os sonhos do nosso povo.
    Nascente-cidade, é um sonho (como também era sonho: o asfalto, a água do São Francisco)E o nosso povo tem o direito de sonhar. É lógico que com o progresso, também virão os aspectos negativos, mas não podemos ficar parados no tempo, como dizem a fila anda e Nascente tem potêncial para cidade, alguns tirarão proveitos políticos é claro, mas independente de emanciparmos ou não, já somos politicamente explorados, e alguém tem que cuidar da política da futura cidade. Cabe ao povo analisar e tentar escolher melhor aqueles a quem confiarão seus votos e consequentemente o destino político de Nascente. Como filha e moradora dessa Terra querida estou na torcida pela Emancipaçao e saudo aqueles que torcem e amam essa Terra, e nela confiam o futuro de seus filhos…

  12. Sou filho de Nascente e gosto muito desse lugar, aqui tenho os meus avôs, tios, primos e amigos da escola, e é aqui que minha mãe trabalha e tira o nosso sustento, quero crescer e continuar aqui, e quero vê o nascimento desse município! Minha mãe diz que essa é nossa Terra! E é aqui que devemos ficar. EU AMO NASCENTE e quero ver o progresso!

  13. Nascente é nossa terra querida, aqui vou crescer e ficar com minha família, e vamos ser muitofeliz nese lugar abençoadp por Deus.

  14. Os últimos anos vem acontecendo a concretização de vários sonhos de nós nascentenses, como o asfalto, a agua do São Francisco, a ferrovia Transnordestina e para fechar com chave de ouro, só falta a tão esperada e querida EMANCIPAÇÃO DE NASCENTE. Todos os requisitos iremos atender, pois Nascente só cresce. Não tenho dúvidas que nosso sonho principal será realizado em breve. Nascentenses daqui e de fora vamos em frente confiantes. Abraços a todos e até outra oportunidade!!!!

  15. EU ESTOU EM GOIANIA MAIS SONHO COMO TODOS QUE MORAM AÌ EM NASCENTE PARA QUE A NOSSA CIDADE ACONTEÇA. FICARIA MELHOR PARA TODOS NÓS. PENA QUE MUITOS AÍ PARECEM NÃO QUERER ESSA REALIZAÇÃO, SE DEPENDER DO MEU APOIO ISSO VAI ACONTECER.

  16. faz mais de 18 anos que não moro mais em nascente mais meu pai deixou são paulo mais uma vez para essa cidade maravilhosa araripina 2010 hái vou eu !!!!!!!!!!! quem conhecer meu pai fala que mandei um abrção!!!!!!!o nome dele é walter
    um abraço atodos nascentence são paulo vai logo me esquecer

  17. Fico contente com estes comentarios sobre a emancipação de Nascente e apenas lembrando
    que se aparecer algun contra, este deve olhar para Cruz de Malta, Santa Filomena e outros distritos emancipados como tambem para algun de seus distritos exemplificando o Socorro. Estou na tocida pela emancipação e quanto aos políticos nepóticos não se iludam pois estaremos de OLHO neles e todos devemos é repudiar é a compra de votos que dizem rolar facil por haí e como filho desta terra e residindo fora a 41 anos,é grande a vergonha que disto tenho.
    Depois de aposentado que podia ficar em Sampa passeando com neto na praça (que é uma maravilha)VOLTO PARA NASCENTE PARA CURTIR MINHA TERRA, SENTAR NA CALÇADA DA IGREJA E VÊ O TEMPO PASSAR ISSO É MINHA PROVA DE AMOR E MEU SONHO.
    Abraços à todos.

  18. Caro VEREADOR JOÃO DIAS boa noite.
    É com muita satisfação que leio a sua mensagem no site “NASCENTE EMANCIPAR OU NÃO”, com a sua dedicação e sua boa atuação parlamentar, eu não tenho dúvidas de que NASCENTE se emancipará o mais breve possível. Não posso deixar de mandar também o meu abraço e o meu agradecimento ao Sr. MANSUETO pela sua postura pessoal e Empreendedora, ajudando no progresso de NASCENTE. Não sou nascido em Nascente, porém, tenho minhas orígens neste lugar através do meu falecido pai SR. VALDEMIRO FERREIRA PAZ.

  19. Geanilde disse e como falou aquele político analfabeto igual a min: TÁ DIZIDO e eu assino embaixo.
    Abraços à todos que lutam pela emancipação.

  20. sou de nascente,mas estou em belo horizonte,e me orgulho desse lugar chamado nascente!kero mandar um abraço,pro nosso kerido e atual vereador aurismar.um abraço pra esse povo maravilhoso;

  21. meu pai e filho da terra querida e uma boa a emancipacao para todos. neto de Josè Vieira de Souza /Petrolina Pe

  22. Francisco Vieira de Souza sou de nascete e tenho orgulho de dizer que amo muito este municipio de Araripina.ja deveria ter passado a cidade a muito tenpo.

  23. Nascido em Nascente filho de Damião Silivana, morando em SP a mais de 20 anos, quero muito ver Nascente emancipada para que seus filhos possam crescer e envelhecer em seu município com toda estrutura necessária para viver bem sem ter que buscar uma vida digna longe de sua comunidade natal.
    Boa sorte João Dias e Aurismar parceiros de escola durante a adolecência.
    Boa sorte a todos de Nascente

  24. SAUDAÇOES A0 MEU QUERIDO POVO DE NASCENTE.
    NASCENTE EMANCIPAÇAO JÁ, UM GRANDE ABRAÇO
    AOS MEUS AMIGOS QUE AI FICARAM JOSENILDO,GILMAR,FRANCINALDO,VALDINEI E CARLINHO.

  25. ola pessoal de nascente quantos habitante tem sua cidade.e quais os pontos turisco da ai?tem praia esta cidade? abraços atodos.

  26. É MUITO BOM VER ESSE TEMA (EMANCIPAÇÃO) SENDO DISCUTIDO PELOS FILHOS DESSA TERRA MARAVILHOSA, SEJA PELOS QUE RESIDEM AÍ, SEJA PELOS QUE FORAM PRATICAMENTE OBRIGADOS A SAIR EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR, MAS QUE, ASSIM COMO EU, SONHAM TODOS OS DIAS EM VOLTAR DEFINITIVAMENTE À MORAR EM NASCENTE. O NOSSO MUNICÍPIO TEM TODAS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A SUA EMANCIPAÇÃO PLÍTICA, A DEMORA DESSE FATO SIGNIFICARÁ ATRAZO NO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA FUTURA CIDADE. A HORA É AGORA, VAMOS VOTAR EM CANIDATOS COMPROMETIDOS COM OS OBJETIVOS DO NOSSO MUNICÍPIO.

  27. A EMANCIPAÇÃO DEPENDE DE VONTADE POLÍTICA. O POLÍTICO DEPENDE DE VOTOS PARA SER ELEITO. ESTAMOS EM ANO ELEITORAL. HÁ INTERESSES E INTERESSADOS DE AMBOS OS LADOS. ENTÃO, A HORA É AGORA. O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO DEPENDE DO QUE FIZERMOS NO DIA 03 DE OUTUBRO. ABRAÇO

  28. É MUITO BOM VER ESSE TEMA (EMANCIPAÇÃO) SENDO DISCUTIDO PELOS FILHOS DESSA TERRA MARAVILHOSA, SEJA PELOS QUE RESIDEM AÍ, SEJA PELOS QUE FORAM PRATICAMENTE OBRIGADOS A SAIR EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR, MAS QUE, ASSIM COMO EU, SONHAM TODOS OS DIAS EM VOLTAR DEFINITIVAMENTE À MORAR EM NASCENTE. O NOSSO MUNICÍPIO TEM TODAS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, A DEMORA DESSE FATO SIGNIFICARÁ ATRAZO NO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA FUTURA CIDADE. A HORA É AGORA, VAMOS VOTAR EM CANDIDATOS COMPROMETIDOS COM OS OBJETIVOS DO NOSSO MUNICÍPIO.

  29. E MUITO BOM UOVIR FALAR NESTE ASSUNTO POIS E MUITO INTERESSANTE PARA MIM QUE SOU FILHO DESTA TERRA TAO PROMISSORA VER UM DIA MUITO EM BREVE EMANCIPADA

  30. Sou neto de Antonio Vieira de Souza que tinha como irmãos Jose Vieira de Souza, Cicero, Raimundo, Edmilson, Francisco, Odilia e Conceição todos de pernambuco. Quem tiver informacoes mande um email pra bee.to_@hotmail.com, obrigado.

  31. Quantos habitantes tem nesta cidade e qual a distancia de ARARIPINA PRA NASCENTE,SOU DE IBIMIRIM PE,MEU ESPOSO E FILHOS TRABALHA NA TRANSNORDESTINA

  32. Não sou de Nascente, estou conhecendo agora estou pesquisando, sempre pesquiso as cidades onde meu amigo vai trabalhar para conhecer melhor, ele está trabalhando na Transnordestina, acho que vocês devem lutar pela emancipação isso só trará progresso e continuem com o nome de Nascente é lindo! Boa Sorte! e que Deus abençõe todos voces

  33. sou filha natural desse maravilhoso lugar nascente e nao poderia dexar de compartilhar a felicidade minha e de tds os meus familiares pois a anos esperamos por esta realizaçao,aos vereadores e representantes parabens pelas suas lutas e conquistas e conte comigo e os meus familiares por mais um sim e o que for do nosso alcance. .

  34. todo o povo nascente-se se orgulharia desse lugarzinho que gosto muito..
    e todas as cidades perto da nossa cidade (nascente)
    e nascente provavelmente tem 5.000 mil a 8.000 abiantes
    e eu acho que a audebrecht criou muitas vagas de empregos…
    eu acho ke devia ter uma parceria con gergelin para contrirbuir uma rodoviaria

  35. EU JOAO ANTONIO DA SILVA ESTOU TORCENDO MUITO PELA EMACIPAÇAO DE NASCENTE JA FUI MORADOR DESÇA CIDADE PORQUE PRA MIM JA É UMA CIDADE . PORQUE QUEM SABE QUANDO EU VOLTAR AI VOU TER O PRAZER DE NAO VER MAIS GENTE SOFRENDO CHORANDO POR UM ATENDIMENTO NO POSTO DE SAUDE GENTE PASSANDO FOME MERENDA ESCOLAR SENDO ENTERADA COMO PODE PRESENCIAR UMA VEZ O SR CANAPU ENTERANDO QUASE UMA TONELADA DE MERENDA ESCOLAR ESTRAGADA E AS CRIANÇA SEM TER OQUE COMER NA ESCOLA JA FAZ VINTE E OITO ANOS QUE SAI DAI E ESTOU VOLTANDO PRA VERAS DIFERENÇA HOJE SERA QUE VOU ME ORGULHOR DOS POLITICOS QUE REPRESENTA NASCENTE OU VOU VOLTAR EMBORA COM A FILMADORA CHEIA DE TRISTEZA

  36. QUE DEUS ABENÇOE OS POLITICO DE BOA VONTADE E OS POLITICO DE NASCENTE PARA PODER PRESENTEAR O SEU POVO COM ESSA EMACIPAÇAO HA VINTE E OITO ANOS ATRAZ JA SONHAVA COM ESSA POSIBILIDADE DE UM DIA VER NASCENTE LIVRE E DONA DO SEU PROPIO RECURSSO QUERO ESTAR NESSA FESTA SE DEUS ASSIM PERMITIR OBRIGADO NASCENTE QUE ME RECEBEU DE BRAÇOS ABERTO QUANDO AI CHEGUEI QUE DEUS ABENÇOE PODEROSAMENTE CADA UM DE VOCES EU NAO SOU PERNAMBUCANO MAIS TENHO ORGULHO DE CARREGAR O SANGUE DESSCE POVO POIS MEU PAI É PERNAMBUCANO E TENHO UMA LINDA FILHA E UMA NETA NESSA CIDADE PARABENS A TODOS

  37. saudade, muita dessa querida e adorada terra

  38. CONCERTEZA,EESE SONHO, DEPOIS DE
    TANTAS LUTAS E PELEJAS’
    SERÁ UMA GRANDE FELICIDADE PARA TODOS QUE REALMENTE
    ACREDITA QUE ESSE SONHO VENHA SE TORNA REALIDADEA.
    VAMOS AGUADAR QUEM SABE?

  39. moro em Brasilia mais sou de nascente o coração comtenua lá soudade de todus os amigos !!!!

  40. Fico feliz que após anos de luta, as coisas estejam acontecendo, mas carrego comigo uma tristesa que é a DISTRUIÇÃO DE VIDAS, devido a muitas coisas COMO PROSTITUIÇÃO / DROGAS / CRIME são coisas que estão destruindos familias, que DEUS levante neste lugar homens e mulheres de DEUS para evangelizar este lugar e ajudar muitos se encontrar com CRISTO JESUS, me lembro de quando morei por 17 anos neste lugar o quanto era tranquilo viver aí, mas infelizmente hoje já não podemos dizer o mesmo. A 18 anos morando na capital SP, sei que não voltarei a morar mais nesta cidade já posso DIZER ASSIM, pois será inevitavel que não vire cidade. Torço pra que logo aconteça o melhor, pois minhas raizes familiares estão todos nesta cidade e quero muito ver o bem está de todos.

    Abraços a todos e que DEUS abençoe aqueles que são constituido como autorizadades para cuida do povo que tanto sofre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *